website free tracking

Comprar um iPhone usado?

Os Smartphones da Apple beneficiam de imagem de exclusividade e qualidade em todos os seus equipamentos. Estes factores fazem com que o preço destes seja muitas vezes considerado demasiado elevado para o nível de vida da maior parte das pessoas. Assim, surge uma hipótese alternativa: comprar um iPhone usado.

O que é um smartphone recondicionado?

Um telemóvel recondicionado é um equipamento usado, vendido como tal, e que pode já ter tido algumas reparações. A maior parte das vezes são telemóveis de clientes que trocaram por um modelo mais recente ou devoluções ao abrigo dos programas de devolução das lojas. Muitas lojas permitem que os clientes devolvam um produto, no prazo de 30 dias, caso não estejam satisfeitas com ele.

Ao adquirir o seu iPhone usado numa loja, tipo Cash Converters, terá a garantia que este terá sido revisto por uma equipa técnica especializada. Nomeadamente é feita uma verificação da bateria, substituição de ecrã se necessário, reparação de altifalante ou microfone se tiver alguma avaria, entre outros. Se alguma anomalia mais complexa ou profunda for detectada, o equipamento não costuma ser colocado à venda.

Por outro lado existem empresas e plataformas (por exemplo o OLX) que simplesmente servem para vendedores colocarem os seus equipamentos à venda. Nestas não existe a garantia de que uma verificação técnica rigorosa tenha sido efectuada. Podem tratar-se de telemóveis que necessitem de algum arranjo ou substituição de alguma peça. Pior ainda, podem ser telemóveis com avarias sem arranjo possível, ou cujo arranjo não é economicamente viável.




Existe garantia para um iPhone usado?

Todos os bens comprados numa loja como usados beneficiam, segundo a legislação Europeia, de uma garantia de um ano. Se o adquirir junto de um particular essa garantia não se aplica mas caso o artigo tenha sido adquirido há menos de 2 anos, poderá ainda beneficiar da garantia da loja onde foi adquirido. Para isso o particular terá de lhe entregar a fatura de compra do equipamento.

Bateria Viciada?

Todos os componentes electrónicos têm desgaste ao longo do tempo. No entanto existem componentes com um desgaste maior e cujas consequências são bastante visíveis para o utilizador. Um dos melhores exemplos são precisamente as baterias. Estas vão perdendo a sua capacidade ao longo do tempo e podem chegar a um ponto em que a duração de uma carga pode ser de apenas algumas horas com uso normal. Existem aplicações que avaliam a "saúde" da bateria de um iPhode usado, nomeadamente a nível da sua durabilidade e desgaste. Um bom exemplo é a aplicação Battery Life que está disponível para download gratuito na APPStore da Apple.